Loading...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

HIP HOP - Uma Manifestação artística ou Vandalismo?

Em um modo Geral, o Hip Hop é visto pela sociedade como um movimento marginalizado e marcado por ações vandalas. Porém, será que todos têm um entendimento claro o bastante pra dar a sua opnião?



O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.
Fonte: Winkpedia

video

Este video mostra o trabalho de um grupo de adolescentes que moram na cidade de Santa Cecília do Pavão, mais precisamente do Bairro da Fraternidade, que como o nome já diz é o bairro que mais concetra familias pobres no município.

Contudo, se levarmos em consideração as condições que este grupo encontra para que possam efetuar seus ensaios, eu não arriscaria dizer que é um movimento que nasce do vandalismo, e sim um movimento que parte da vontade de demonstrar a sociedade opressora, que a vida em sociedade também cruza o corrego que separa essa comunidade do restante da cidade. Só nos mostra que em todos os meios da sociedade e classes de vida ha sempre uma maneira de se expressar a realidade em que se vive e seu gosto pela arte.


Desta forma, pode-se abrir outro paralelo, o que será que consideramos como arte? Em meu ver, a arte mora nos corações de cada pessoa que expressa o que sente, a maneira em que cada um demonstra seus sentimento e sua vontade de viver, criar laços de familia e constituir uma comunidade.



Bom, este é meu ver...


Contudo, o que estamos fazendo para mudar a realidade em que vivemos.?

Vale lembrar que uma crítica pra ser bem aceita, ela deve no minimo ser construtiva e demonstrar o minimo de entendimento sobre o assunto abordado. Do mais, isso caracteriza comentarios mesquinhos e destrutivos, ou seja: Fofoca.



by Elvis de Souza...



2 comentários:

  1. Simples como umã bela arte,s´til como uma bela canção...mostrar ao mundo que nem tudo é o que se parece..é um enorme passo meu caro...


    Parabéns pelo blog...^^

    ResponderExcluir