quinta-feira, 23 de julho de 2009

ELEIÇÂO DA NOVA DIRETORIA DA UNE

Após dois anos de incansáveis lutas, chega ao fim a gestão da gaúcha de 27 anos de idade, gremista fanática, recém formada em jornalismo e ciências sociais. Com mais de 9 mil alunos de todo o país, desde o Acre ao Rio Grande do Sul, representaram 90% dos alunos universitários do todos o país.

Lucia Stumpf ex-presidente e Elvis Santana Delegado

Dentro do Ginásio Nilson Nelson o paulista de 27 anos de idade foi eleito com 71,8% dos votos de todos os delegados do Brasil. De 8 chapas inscritas apenas 4 foram para o pleito final, tornando o paulista Augusto Chagas, que já foi presidente 2 vezes de UEE (unidade Estudantil Estadual) o mais novo presidente da Une, com apoio das chapas que desistiram de concorrer a diretoria. Tanto Chagas quanto Stumps estiveram durante todo o processo com um adesivo da UNE no peito contra o machismo e contra a homofobia.

Muitos ainda se dividem quanto à forma de eleição, pois após um longo período de tempo em que a UJS esta no poder, algumas forças militam incansavelmente pelo direito as eleições diretas nas universidades, deixando de lado o voto via crachá, onde os delegados eleitos na universidades escolhem a nova diretoria. Chagas, da UJS, ao final de seu Biênio em 2011, contribuirá para um feito histórico, fará a UJS completar 20 anos a frente da entidade.

Agusto Chagas Presidente Eleito e Elvis Santana

A Região de Cornélio Procópio teve participação neste processo, sendo representada pelo aluno de uma faculdade privada, FACCREI/FACED, o aluno Elvis de Souza Santana, acadêmico estudante do ultimo ano de comércio Exterior, de 21anos de idade que foi eleito no mês de março de 2009, simpatizante da UJS (União da Juventude Socialista), o qual é integrante do movimento “Da Unidade Vai nascer a novidade” do PCdoB, contra a chapa Mutirão Faccrei do PMDB. Acompanhado do Atual diretor da UPE no norte Pioneiro Moises Sotério.

Durante a Eleição no Ginásio Nilson Nelson, Brasilia DF

“Meu principal foco no restante da minha gestão como delegado da faccrei será organizar um Centro Acadêmico e organizar uma eleição Para presidente de CA”.

As fauculdades do polo de cornélio procópio é formado por cerca de 80% de estudantes provindos de outras cidades, sendo eles até mesmo do estado de São Paulo, fazendo com que varios alunos saiam de suas casa ainda a tarde e retornam para seus lares de madrugada.


Dentro das reivindicações dos Alunos da União Nacional dos Estudantes, é que o governo se comprometa em prestar assistência Estudantil, pois muitos alunos conseguiram entrar na universidade por meio do PROUNI, porém, o indice de desistência é cada vez maior, devido a falta Restaurantes Universitários que possa proporcionar ao academico uma alimentação digna e baixo custro. Mutios alunos bolsista desistem de fazer o curso de graduação pois precisam pagar o transporte intermunicipal, sendo que na maioria das vezes, este lhe custará o mesmo preço de uma mensalidade, ou mais.


A casa do estudante universitário é uma direito que mais dia ou menos dia tem que ser conquistado, do que adianta ao estudante universitário ter a Bolsa de Estudos e não poder usufruir dela.



Mais informações:
UNE
Por Elvis de Souza
23 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário