sexta-feira, 15 de maio de 2009

HIP HOP - Uma Manifestação artística ou Vandalismo?

Em um modo Geral, o Hip Hop é visto pela sociedade como um movimento marginalizado e marcado por ações vandalas. Porém, será que todos têm um entendimento claro o bastante pra dar a sua opnião?



O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.
Fonte: Winkpedia

Este video mostra o trabalho de um grupo de adolescentes que moram na cidade de Santa Cecília do Pavão, mais precisamente do Bairro da Fraternidade, que como o nome já diz é o bairro que mais concetra familias pobres no município.

Contudo, se levarmos em consideração as condições que este grupo encontra para que possam efetuar seus ensaios, eu não arriscaria dizer que é um movimento que nasce do vandalismo, e sim um movimento que parte da vontade de demonstrar a sociedade opressora, que a vida em sociedade também cruza o corrego que separa essa comunidade do restante da cidade. Só nos mostra que em todos os meios da sociedade e classes de vida ha sempre uma maneira de se expressar a realidade em que se vive e seu gosto pela arte.


Desta forma, pode-se abrir outro paralelo, o que será que consideramos como arte? Em meu ver, a arte mora nos corações de cada pessoa que expressa o que sente, a maneira em que cada um demonstra seus sentimento e sua vontade de viver, criar laços de familia e constituir uma comunidade.



Bom, este é meu ver...


Contudo, o que estamos fazendo para mudar a realidade em que vivemos.?

Vale lembrar que uma crítica pra ser bem aceita, ela deve no minimo ser construtiva e demonstrar o minimo de entendimento sobre o assunto abordado. Do mais, isso caracteriza comentarios mesquinhos e destrutivos, ou seja: Fofoca.



by Elvis de Souza...



First Post

Bem... o que dizer do primeiro post...??

Nem sei ao certo quais foram os motivos de se criar um blog. na grande realidade acredito que

nao tenho um motivo em específico, talvéz o motivo real seja a necessidade que sinto em escrever e expressar o que sinto e como sou.

Por que as pessoas têm que me conhecer?
Na verdade acredito que elas não têm que me conhecer,
acredito que devem apenas me contemplar da forma que sou, pois para muitos represento uma fonte de curiosidade, enquanto para outros desperto o sentimento de repreensão, enquanto outros afirmam que meu modo de vida é erroneo... mas ao fringir dos ovos o que é certo e o que é errado?
Acredito que a vida eh feita para que se viva intensamente, de forma a não negar ao seu proprio eu a nessecidade da descoberta de novas coisas e novos sentimentos.
Uma vida regada a regras e falsas demagogia condena a alma do individuo a um profundo e imenso calvario, onde sempre que achamos estar nos superando encontramos a proxima estação onde seremos chicoteados e apresentados novamente a cruel realidade.



Mas desta forma, pode parecer que a vida quando vivida intensamente representa a perfeição do viver...!

Engano seu meu caro amigo, simplesmente recomendo este modo de vida como uma alternativa de se apresentar à realidade e poder usufruir do intenso, mesmo que amargo, mas tornando o amargo em uma agradavel degustação, que pode nos levar ao crescimento do espirito e aprimoramento da carne, tornando fraquesas em fortalesas, mas também descobrindo que fortalesas muitas vezes podem ser nosso caminho para o pantano frio, musgozo e escuro.



So, have U a Good time?