quinta-feira, 23 de julho de 2009

51º Congresso da Une - 1ª Conferência do PROUNI

O 51º Congresso da Une foi o mais importante congresso dos 71 anos de existência da entidade estudantil, pois nunca na história deste país a entidade pode contar com a presença de um presidente da república. O congresso que tinha por horário determinado para o início às 11:00 h da manhã teve inicio oficialmente às 12:45 h, com quase 2 horas de atraso por conta da espera pelo presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra chefe da Casa Civil Dilma Roussef. Os estudantes puderam contar com a presença do Secretario Geral da Presidência Luiz Dulci. Aproximadamente 10 mil estudantes dos 27 estados brasileiros se encarregaram de lotar o auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde esperavam ansiosamente a chegada do presidente, que embora sem ter cursado uma faculdade, foi o dirigente que mais investiu em educação na história desse país. Todos pareciam crianças, com direita a musiquinha e tudo (lula, cadê você, eu vim aqui só pra tiver).
Lula, Dilma e Ministros

“quando aquela voz grave que eu só tinha ouvido na televisão anunciou que o excelentíssimo Senhor Presidente da Republica adentraria no Auditório até mesmo os que não são totalmente positivos ao governo petista não se renderam a imensa popularidade e carisma que o ex-operário exerce diante a população brasileira (Elvis Santana)”

“Lula, Guerreiro, do povo brasileiro...” esse foi o grito de guerra que tomou conta do centro de convenções por minutos. O numero de Flash em direção ao presidente era em grande escala.

A cerimônia Teve inicio com o pronunciamento da então Presidente da União nacional dos Estudantes Lucia Stumpf (quarta mulher eleita na história da entidade), onde ela apresentou às pessoas mais importantes do Brasil quais são as bandeiras que os estudantes levantaram neste último biênio, estando em total destaque o combate a homofobia, machismo, legalização do aborto, descriminalização das drogas e o tema então mais polêmico de todos.
Com alto e firme tom de voz, a maior entidade Estudantil organizada do mundo, representada na figura de uma mulher, exigiu que o governo abra os arquivos do período da ditadura militar, e que os verdadeiros culpados pelas mortes, torturas, e desaparecimento de estudantes durante esse período fossem aberto. Não parando por aí, ainda exigimos que os verdadeiros culpados sejam acusados, e paguem por seus crimes. Stumpf Lembrou do Jovem presidente da UNE Honestino Guimarães, que havia sido jurado de morte no período militar, desaparecido em 10 de outubro de 1973, só foi confirmado seu óbito em agosto de 1996, o qual possui um monumento em sua homenagem na UnB e um museu projetado por Oscar Niemeye.

Por todos os cantos do auditório estavam espalhados cartazes de todas as forças militantes dentro do movimento estudantil, sendo que na maioria delas era uma reivindicação por mais vagas no PRÓUNI e um protesto quanto a descoberta das reservas de petróleo na camada do Pré-Sal (Bacia de Santos)

Em continuidade a determinada Lucia, diz olhando aos olhos presidente da republica que os estudantes querem que 10% do PIB Brasileiro seja destinado a educação, lembrando em contrapartida ao presidente que apenas 12% da população jovem do país está incluso na universidade, sendo apenas 3% nas universidades públicas. Pediu Também que seja garantido os direitos estatais quanto a camada do Pré-sal, de modo a ir totalmente contra a privatização da Petrobras, investindo seus rendimentos diretamente na educação e na saúde.

A Presença de Lula deveu-se especificamente para falar aos estudantes quanto o PROUNI, porém, mesmo que gratos pela iniciativa do governo federal, os estudantes mostraram ao presidente que este não deve ser um programa permanente, e sim provisório, pois lugar de estudante é em universidades públicas, não em universidades privadas. Dentro do próprio movimento os estudantes se dividem de um lado a UJS (União da Juventude Socialista) do PCdoB, a favor do Proúni, enquanto o PMDB diz que o dinheiro público não deve estar em instituições de ensino privadas.

“A Une Somos Nós, Nossa Força e nossa Voz, A Une Somos Nós, Nossa Força e nossa Voz...” cantavam... “ôôooo, o filho do Pedreiro vai poder virar dotor, ôôooo, o filho do Pedreiro vai poder virar dotor”, em defesa ao Próuni”.

“(Stumpf) Queremos a regulamentação das pagas, queremos que os alunos inadimplentes tenham o direito de efetuar matricula, a educação não deve ser mercantilizada”. Continua, “Nós, os Estudantes, dizemos não a entrada do capital estrangeiro nas universidades”.


Dois alunos do Prouni assumiram a palavra, lendo assim uma carta elaborada diretamente ao Presidente.

Antes que o Presidente se pronunciasse, Dulce fez seu pronunciamento, sem poupar elogios a jovem Lucia, quanto a sua determinação e uma bela capacidade de oratória. Assinou o documento que garante a une a reconstrução da sede da une que foi desocupada no período militar, posteriormente queimada e demolida. No inicio do ano o presidente já havia reconhecido a culpa do governo e entregou o projeto da nova sede da UNE e UBES (União dos Brasileira dos Estudantes Secundaristas) feto pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na praia do Flamingo, Rio de Janeiro.

Posteriormente os 3 colocaram suas mão em blocos de gesso para que fique nas paredes da nova sede, porem, devido a demora do Presidente da República, seguido de 11 ministros de Estado, o reitor da Universidade de Brasília (UNB), José Geraldo de Sousa, o gesso endureceu e tiveram dificuldades quanto a colocação das mãos.

Quando o Presidente da Republica se dirigiu ao microfone, o ginásio estremeceu: Lula, Guerreiro, do povo Brasileiro, Lula, Guerreiro, do povo Brasileiro... (Cantavam)” o presidente teve que intervir "Vocês vieram aqui para trabalhar ou para gritar?", brincou.

Começou seu discurso, que mais parecia um comício, enquanto a ministra Dilma nem se quer abriu a boca. Ao iniciar avisou que não iria muito adiante pois a dona Mariza acabara de ligar lembrando-o de um almoço importante (após duas horas de atraso, chega ser cômico).

Logo a diante, segundo o exemplo de Duce, não poupou elogios a jovem jornalista recém formada que encerrava ali seu biênio:
"A Lucia (Stumpf) fez seu discurso como se eu não estivesse aqui. E fez mais forte porque eu estava aqui. Numa relação democrática, civilizada, ninguém pode ser dependente de ninguém", disse. "Eu sou amigo de vocês e vocês meus amigos. Vocês são uma entidade com autonomia e no momento em que vocês não concordarem comigo é para dizer na minha cara 'não concordo, sou contra' e vão para rua fazer passeata. Não tem nenhum problema

Logo após seu pronunciamento, sem quase tocar no assunto do Pré-Sal, Tema que foi dado mais importância que o PROUNI, os estudantes que tiveram como credencial uma adesivo no peito do PROUNI, avisaram o presidente que fariam uma passeata na esplanada e que abraçaríamos o prédio da Petrobras, a todo o momento achincalhando o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo, o qual era referido como Privatizador.

Em seu discurso, o presidente falou sobre o Bolsa Família e da passagem que fez recentemente ao Paraná, citando a cidade de Congohinhas. Fugiu de todos os modos das cobranças mais severas.

“talvez porque todos nós estávamos extremamente cansados de esperar duas horas, depois de ter acordado 5 da matina para vê-lo e tomar um café da manhã extremamente miserado (um mini pão, uma bananinha e uma caixinha de suco) um fila quilométrica no Ginásio Nilson Nelson, adormeci e não vi ele falar do pré sal ou dos arquivos da ditadura. Acredito que nem todos cochilamos, e ele não tenha falado de fato.(Santana)”

Assim terminou seu pronunciamento Aplaudido em pé e seguido por sua trupe de ministros. Os estudantes extasiados encontraram outra diversão, girar em torno do Danilo Gentili, Repórter Inexperiente do CQC.

“depois disso, fomos almoçar no Nilson Nelson (outra refeição frustrada, com pouca comida dentro de bandejões de isopor) e fizemos uma enorme passeata nas lindas e largas avenidas de Brasília, enquanto o Presidente Almoçava na Granja do Torto em seu importante compromisso."

O protesto gerou muita confusão entre os demais estudantes e os estudantes do PSOL, que fizeram um movimento paralelo ao lado do trio elétrico da presidente que pedia incessantemente que o movimento se unificasse diante a Petrobras. Após o abraço simbólico na Sede da Petrobras, a grande maioria dos alunos se dirigiram aos seus respectivos alojamentos, enquanto outros deslumbrados com a beleza de brasília aproveitaram para fazer turismo.

Nos demais dias, os Grupos de discussões foram na UNB – Universidade de Brasília, voltando ao Nilson Nelson na Manhã de domingo, de onde todos os estudantes retornaram para seus lares com uma nova diretoria.
Por Elvis de Souza Santana
23 de julho de 2009

ELEIÇÂO DA NOVA DIRETORIA DA UNE

Após dois anos de incansáveis lutas, chega ao fim a gestão da gaúcha de 27 anos de idade, gremista fanática, recém formada em jornalismo e ciências sociais. Com mais de 9 mil alunos de todo o país, desde o Acre ao Rio Grande do Sul, representaram 90% dos alunos universitários do todos o país.

Lucia Stumpf ex-presidente e Elvis Santana Delegado

Dentro do Ginásio Nilson Nelson o paulista de 27 anos de idade foi eleito com 71,8% dos votos de todos os delegados do Brasil. De 8 chapas inscritas apenas 4 foram para o pleito final, tornando o paulista Augusto Chagas, que já foi presidente 2 vezes de UEE (unidade Estudantil Estadual) o mais novo presidente da Une, com apoio das chapas que desistiram de concorrer a diretoria. Tanto Chagas quanto Stumps estiveram durante todo o processo com um adesivo da UNE no peito contra o machismo e contra a homofobia.

Muitos ainda se dividem quanto à forma de eleição, pois após um longo período de tempo em que a UJS esta no poder, algumas forças militam incansavelmente pelo direito as eleições diretas nas universidades, deixando de lado o voto via crachá, onde os delegados eleitos na universidades escolhem a nova diretoria. Chagas, da UJS, ao final de seu Biênio em 2011, contribuirá para um feito histórico, fará a UJS completar 20 anos a frente da entidade.

Agusto Chagas Presidente Eleito e Elvis Santana

A Região de Cornélio Procópio teve participação neste processo, sendo representada pelo aluno de uma faculdade privada, FACCREI/FACED, o aluno Elvis de Souza Santana, acadêmico estudante do ultimo ano de comércio Exterior, de 21anos de idade que foi eleito no mês de março de 2009, simpatizante da UJS (União da Juventude Socialista), o qual é integrante do movimento “Da Unidade Vai nascer a novidade” do PCdoB, contra a chapa Mutirão Faccrei do PMDB. Acompanhado do Atual diretor da UPE no norte Pioneiro Moises Sotério.

Durante a Eleição no Ginásio Nilson Nelson, Brasilia DF

“Meu principal foco no restante da minha gestão como delegado da faccrei será organizar um Centro Acadêmico e organizar uma eleição Para presidente de CA”.

As fauculdades do polo de cornélio procópio é formado por cerca de 80% de estudantes provindos de outras cidades, sendo eles até mesmo do estado de São Paulo, fazendo com que varios alunos saiam de suas casa ainda a tarde e retornam para seus lares de madrugada.


Dentro das reivindicações dos Alunos da União Nacional dos Estudantes, é que o governo se comprometa em prestar assistência Estudantil, pois muitos alunos conseguiram entrar na universidade por meio do PROUNI, porém, o indice de desistência é cada vez maior, devido a falta Restaurantes Universitários que possa proporcionar ao academico uma alimentação digna e baixo custro. Mutios alunos bolsista desistem de fazer o curso de graduação pois precisam pagar o transporte intermunicipal, sendo que na maioria das vezes, este lhe custará o mesmo preço de uma mensalidade, ou mais.


A casa do estudante universitário é uma direito que mais dia ou menos dia tem que ser conquistado, do que adianta ao estudante universitário ter a Bolsa de Estudos e não poder usufruir dela.



Mais informações:
UNE
Por Elvis de Souza
23 de julho de 2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Administração pública em parceria com governo Federal

Programa Bolsa Família e o projeto “A Caminho do Saber”


Ao vigésimo segundo dia do mês de julho, o Prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos inaugurou mais um projeto audacioso que com certeza lhe dará mais notoriedade regionalmente. Numa conjuntura atual, sempre que alguém se refere ao pequeno município de cerca de 3600 habitantes, logo se remete a idéia da cidade digital, o projeto mais audacioso e bem sucedido que o município conta.

Com uma cobertura de 100% da área urbana, o sinal de internet via wireless chega a casa de toda a população que possui uma antena de recepção de internet.


Gestor PBF, Prefeito e Instrutor Lucas Henrique Santana

A partir da iniciativa da Assistente Social, atualmente Secretaria Municipal de Ações Públicas e Desenvolvimento Social (SEAPDS) Mariza de Lourdes Novi Vieira, o projeto “A Caminho do Saber” foi apresentado ao prefeito municipal em sua gestão anterior. O projeto consiste basicamente em ofertar cursos profissionalizantes a camada mais pobre do município, o público do Programa Federal Bolsa Família, de forma a ofertar cursos de informática aos adolescentes, cursos de garçom, culinária, entre outros.

No entanto, desde que o projeto foi idealizado, vários obstáculos foram surgindo ao longo do tempo, sendo concretizado somente no inicio da Segunda Gestão do prefeito.

A concretização deste projeto pode contar inteiramente com a Gestão Municipal do Programa Bolsa Família, onde o universitário de 21 anos de idade, estudante, Elvis de Souza Santana esta a frente do Programa Bolsa Família e Cadastro único dos programas federais, de modo a garantir que a contratação de instrutores, manutenção de computadores, apostilas, materiais específicos sejam provindos diretamente do Recurso do IGD (Índice de Gestão Descentralizada), que é uma verba repassada diretamente do Governo Federal aos municípios, de forma a garantir uma boa gestão do programa em um âmbito Municipal.

Segundo o Gestor, a concretização deste projeto deve-se inteiramente a uma trabalho bem elaborado e conjunto entre a Equipe da SEAPDS, Gestor PBf e o Prefeito Municipal.

“o dinheiro do IGD não é uma quantia grande, e deste modo não podemos nos apoiar somente nesse recurso. É nesse momento que é fundamental a colaboração da Administração Pública, pois em um projeto de tal magnitude precisa-se de muitos recursos e todo apoio que possa surgir. A pessoa da Diretora de Departamento de Assistência Social, Irene Bueno Gonçalves foi determinante para o sucesso do processo.”

Inicialmente o Projeto contemplará cerca de 140 jovens de idade entre 16 e 17 anos, em aulas de informática básica e manutenção de computadores.

O gestor do programa Bolsa Família explica que essa faixa etária foi escolhida, pois este é o momento em que o jovem se depara com o mercado de trabalho, podendo ajudar a gerar renda, de forma a contribuir monetariamente no domicilio, e para que isso aconteça é preciso ter conhecimentos básicos na área de informática, entre outros.

“O mundo está totalmente interligado através da rede, e é de suma importância que os jovens provindos da comunidade pobre esteja apto a fazer parte deste sistema.”

“Se pegarmos os dados estatísticos que envolvem as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, podemos constatar que a probabilidade de um pai analfabeto e miserável ter um filho analfabeto e miserável é enorme. Deste modo, cabe ao estado mudar essa realidade, através do assistencialismo, porém bem codicionalizado. Este novo feito coloca a cidade mais uma vez em destaque perante o estado do Paraná no que se diz respeito à educação e ao incentivo ao conhecimento como forma de vence a pobreza.”

“durante os três anos e meio que integro um ambiente universitário, em nenhum momento pude presenciar um município que oferte transporte universitário intermunicipal gratuito, internet gratuita para realização de trabalhos acadêmicos.”

“eu como gestor municipal do principal programa de transferência de renda do Brasil entendo que o incentivo não deve ser dado somente aos adolescentes, e sim ser destinado também a trabalhos voltados a profissionalização e geração de renda dos pais. Sabe-se que o benefício não é vitalício, de modo que as famílias que são contempladas e assistencializadas por este benefício devem sair desta condição de pobreza capacitadas, de modo a deixar lugar para outras famílias que passarão por este processo.”

IGD: Índice de Gestão descentralizada. Recurso transferido para os municípios para que assim seja feita a gestão do programa no município, de modo em que o valor repassado é reflexo direto da gestão do Programa no municio, pois é levado em consideração cada cadastro valido. A qualidade do cadastro, o acompanhamento na saúde, e o acompanhamento escolar.


Por: Elvis de Souza Santana

22 de julho de 2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Marcas da Diversidade

Espanhóis criam a primeira igreja evangélica gay do país
BBC Brasil, em Madri

Um grupo de cerca de cem homossexuais espanhóis anunciou a criação da primeira comunidade religiosa para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais --a Primeira Igreja Protestante Inclusiva.
O grupo se define como "uma organização evangélica que não pretende discriminar ninguém por opção sexual ou credo" e pretende formar pastores, oferecer cultos e casar homossexuais, inclusive ateus.
Apesar das críticas, o Grupo Gay Evangélico da Espanha pretende insistir com a nova igreja."Seremos a mais democrática das igrejas. Não é um projeto mediático, mas necessário, porque 99% das igrejas evangélicas espanholas nos impedem de receber os sacramentos e muitas delas nem nos deixam entrar", afirmou à BBC Brasil o porta-voz do grupo, Andrés de la Portilla.



Ontem (06/07/2009) logo pela manhã, como de costume, antes de iniciar minhas atividades diárias passei pelos principais sites da WEB, com o intuito de acompanhar os acontecimentos diários e de ficar por dentro do que há de mais novo e atual, desde a página de esportes, até as de fofoca. No entanto, o fato que mais chamou a minha atenção no dia de ontem (além do funeral do Michael Jackson) foi uma matéria que pude conferir na pagina da Uol, a qual postei um breve trecho acima.


A questão da comunidade GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais) esta cada vez mais presente nos assuntos do dia-a-dia, tendo destaque desde o horário nobre ao pior dos programas sensacionalistas aos arredores do globo terrestre. Desde igrejas a movimentos políticos e estudantis.

De um lado, as igreja se fundamentam na tese de que o sacramento do matrimonio foi instituído por Deus apenas para os casais de sexo oposto, os quais deverão se amar, constituir uma família e assim servirem a Deus, de modo único e exclusivo para casais heterossexuais. Os cristãos devem nascer, ser batizados, se casarem, ter filhos e proclamarem a palavra de Deus aos quatro cantos do mundo, de forma a catequiza-los e traze-los para o caminho deixado pelo Senhor.


Igrejas ao longo de toda a história têm entrado constantemente em conflito por expressarem assim opiniões diferentes, no entanto ao se falar em homossexualidade todas elas são unânimes em garantir que todos os homossexuais não herdarão o reino dos céus, de forma a mostrar o repudio em relação e este tipo de envolvimento.



Num âmbito atual, em se tratar da comunidade homossexual, é inevitavél tratar desta problematica sem trazer a tona uma grande polêmica, a qual terá grande repercussão em todo o planeta. Fala-se em casamento, adoção de crianças por parte de pais declarados "homoafetivos" e a questão religiosa.

Talves muitos critiquem a iniciativa desse grupo de pessoas ao tentar estabelecer uma religião própria, onde todos as pessoas com a mesma "opção Sexual" possam fazer sua profecia de fé e encontrar algumas resposta para os questionamentos diários.


Uma certa vez, em uma conversa com um sacerdote da igreja católica, pude conferir qual é a postura da igreja diante a homossexualidade:

- A questão Homossexual é um tema que deve ser tratado com extrema cautela e cuidadosamente, pois hoje em dia a igreja trabalha também em conjunto com a ciência, de forma a compreender melhor o comportamento destes indivíduos. Sabe-se que estas pessoas não são assim porque querem, deve-se levar em conta desde a fecundação do óvulo no ventre materno. Porém, a igreja é claramente oposta ao casamento entre pessoas de um mesmo sexo, pois o casamento foi instituído por Deus, para que assim o casal institua uma família e gere frutos. Um casamento entre homossexuais não vai gerar nenhum fruto. Porém, a igreja não discrimina essas pessoas, quanto mais o mundo rejeita, mais a igreja acolhe.
Ponto de Vista de um pároco local (pessoal)


Perante a Constituição Federal de 1988 ,o direito ao casamento é garantido aos civis em forma de amparo na lei, onde ambas as partes têm deveres a serem cumpridos e normas a serem seguidas. Dentro dessas especificações, os cidadão que se encontram casados começam a compartilhar uma vida conjunta. Dependendo da forma com que foi feito esse "contrato", quando uma das partes morre a outra fica amparada por lei e tem direito a 50% de tudo que o conjugue tinha em vida. O que não acontece em uniões homossexuais, pois uma vez que o seu esposo ou esposa morre o outro não tem amparo legal, podendo até mesmo ficar na sarjeta em determinadas situações.

O casamento é uma instituição antiga, nascida dos costumes, incentivada pelo sentimento moral e religioso e na atualidade completamente incorporada ao direito pátrio.

O casamento é condição jurídica para existência de certos direitos e, no sentido social, pode ser entendido como uma manifestação de vontade conjunta, subordinada a inúmeros pré-requisitos e a uma cerimônia civil que, cumpridas certas formalidades, substancia e legitima uma união de pessoas.

Casamento

Filme Do começo ao fim

2009

Toda regra existe uma exceção, pois no ano de 2005 uma juíza em Belo Horizonte foi positiva ao apelo de um homem que ficou viúvo após muitos anos de trabalho

“A Justiça não pode seguir dando respostas mortas a perguntas vivas.” O entendimento é da juíza da 5ª Vara Estadual de Belo Horizonte, Mariângela Meyer Pires Faleiro, ao analisar o pedido de pagamento de pensão de companheiro homossexual pela morte de um servidor público. A juíza reconheceu a união homoafetiva e determinou que o INSS pague pensão ao companheiro, no valor integral dos vencimentos que o ex-servidor recebia à época da morte. Cabe recurso.
A imagem postada acima é do filme "do Começo ao Fim", onde conta a história de dois meio-irmão que crescem e se apaixonam um pelo outro. o filme tem como propósito instigar nas pessoas temas polemicos e que gerem discussões diante a esses assuntos. O filme Ainda não foi lançado, e tem previsão para ser lançado no segundo semestre de dois mil e nove (2009). O elenco conta com grandes nomes da televisão brasileira, como Julia Lemertz e Fabio Assunção e foi rodado em parte na Argentina e no Rio de Janeiro.

Finalizando, vale lembrar que durante todo o período da segunda grande guerra, o mundo foi palco de imensas atrocidades, destacando-se os campos de concentração nazistas, onde não só os judeus eram torturados, mas sim também toda a comunidade gay.
Um filme que retrata bem essa parte da história, que geralmente só é vista como a perseguição aos judeus, pode ser conferido no filme Bent de 1997, onde conta a história de um homem que deveria carregar um "triângulo rosa , mas que no entanto usa o amarelo, distinção de judeu, para amenizar sua pena no campo de concentração.


O fim da segunda grande guerra foi explicito com a derrubada do muro de Berlim, que separava as duas Alemanhas.

Mas, Contudo, Será que ainda levará muito tempo para que o muro que separa as pessoas por classificações, raças, credos ou cores tem data para acabar?

Acredito que não, porém, a comunidade gay tem garantido algumas vitorias históricas e significativas, alegrando uns e não muito a outros.

O mundo ainda busca uma raça "Ariana", onde os "Germanicos continuam sua caçada aos povos impuros...


Por Elvis de Souza


Imagens: Internet.